segunda-feira, 1 de abril de 2013

Dica: Termolina Caseira - DIY

Encontrei na internet uma receita de termolina leitosa que você pode fazer em casa, testei e amei! É super fácil e econômica e o resultado é perfeito! Vejam o passo a passo!

A termolina leitosa é um impermeabilizante para tecidos, isopor e papel. Evita o desfiamento de bordados, tecidos e faz endurecer o crochê. 

Antes de iniciar a forração das minhas caixas, eu aplico a termolina em todo o tecido (frente e atrás) e penduro no varal (bem esticadinho) para uma secagem mais rápida (aproximadamente 30 minutos em dias quentes)  ou no dia anterior ao uso, eu aplico a termolina no tecido que está sobre um plástico e deixo secando na mesa até o momento do uso.

Antes de conhecer esta receita, eu comprava o frasco de 100 ml de termolina leitosa e pagava aproximadamente R$ 3,00 e o rendimento não era grande, pois temos que aplicar uma camada bem generosa (na  frente e atrás) da peça a ser impermeabilizada.

ATENÇÃO!!! Na internet, recomenda-se que o uso desta receita no momento do preparo. Eu preparei, utilizei uma parte,  precisei sair, mas vedei bem o recipiente onde estava a termolina preparada, utilizei depois de duas horas após o preparo, notei que ela estava um pouco mais espessa, misturei bem, ela voltou a consistência anterior e utilizei normalmente. Então, é realmente importante preparar quantidades suficientes para o uso imediato ou até duas horas após o preparo, senão endurecerá.

Vamos à receita:

INGREDIENTES:
  • 2 medidas de cola branca comum (eu utilizo CASCOREZ PVA, é excelente!);
  • 1 medida de água;
  • 1/2 medida de álcool líquido (não serve álcool em gel).
MODO DE PREPARO:

Em um recipiente (eu utilizo um copo de requeijão), use a medida que achar necessária, pode ser colher, xícara, copo, etc. Por exemplo, se você for usar uma colher de sopa, você vai misturar 2 colheres de cola branca com 1 colher de água e meia colher de álcool.

Misture tudo e mexa até obter consistência homogênea, bem espessa (parece um creme).

Antes de iniciar a aplicação no tecido, forre uma superfície com plástico ou filme  plástico e aplique na peça a ser impermeabilizada com o auxílio de um pincel ou de um rolinho, aplique na frente e no verso da peça, aguarde a secagem.

2 comentários:

  1. Olá! Adorei a receitinha, vou fazer aqui para usar na aplicação de um pano de prato. Compartilhei sua receitinha no meu face e dei os créditos do seu blog.
    Bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Liliane!!!

      Eu simplesmente adoro esta receitinha, a impermeabilização fica igualzinha a comprada, é muito prática e econômica!

      Sinta-se à vontade para compartilhá-la!!!

      Beijos,

      Márcia.

      Excluir