quarta-feira, 19 de junho de 2013

Santo Antônio, o santo casamenteiro!

Quem não conhece Santo Antônio, o santo intitulado como casamenteiro? Para quem não sabe, ele é invocado também para encontrar coisas perdidas!!!


Imagem, Chaveiro e "Tira menino"

Em Piracicaba, o padroeiro da cidade é Santo Antônio, por isso no dia 13 de junho, dia do padroeiro, é feriado e temos muitas festividades em comemoração a ele!!! Desde às 5 horas da manhã inicia-se a venda do bolo, são quase 5 toneladas que acabam em apenas 5 horas!!! Além disso, há a missa, a entrega dos pães e a venda dos souvenirs e, dentre eles, a imagem do tira menino* é a que faz mais sucesso entre as peças. 

* Segundo a tradição, o fiel faz um pedido, "tira o menino Jesus" e só devolve quando o pedido for atendido.







Vamos a minha ideia: Resolvi confeccionar em feltro uma imagem, chaveiro e "tira menino", uma peça multifuncional!!!! ;-)


Um pouco sobre a história de Santo Antônio

Entre as principais características do santo estão a luta pela justiça e a valorização dos mais humildes. A fama de casamenteiro que se fez entre a população seria porque o santo ajudava moças humildes a conseguirem um dote e um enxoval para poderem se casar.

É invocado também como protetor de coisas perdidas, porque em Montpellier, na França, onde lecionava e pregava, um noviço franciscano saiu do convento e roubou seus comentários escritos sobre os salmos. Ele rezou para que o ladrão lhe devolvesse a preciosa obra. Arrependido, o ladrão voltou e lhe devolveu o livro manuscrito, por isso, é invocado para encontrar coisas perdidas.

Também, na França, uma senhora de Toulouse, por ter alcançado uma grande graça, por intercessão de Santo Antônio, resolveu levar pães à igreja, para que fossem abençoados e distribuí-los aos pobres. Daí vem à tradição de se abençoar os pães de Santo Antônio, no dia 13 de junho, para se crescer no amor para com os pobres e para se buscar a restituição da saúde a muitos de nossos doentes.

A devoção a Santo Antônio teve desenvolvimento popular surpreendente. O folclore brasileiro e italiano é rico em alusões ao poder milagroso do santo para casamento e para encontrar coisas perdidas. O fato é que Santo Antônio não decepciona nunca seus devotos.


**Parte de texto retirado do site Paróquia Santo Antonio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário